Epifabiconia

Os melhores textos da Fabico estão aqui!

Rafael Peck (artigo de opinião)

Posted by epifabiconia em junho 20, 2008

PRA FRENTE BRASIL!

O brasileiro não desiste nunca. Até mesmo ao dizer, como Frank Damasceno em uma coluna de Zero Hora, que a copa de 2014 será um marco positivo para nosso país. Será ao contrário, um fracasso nacional. Não por corpo mole dos trabalhadores que não completarão o cronograma de construção dos estádios, mas sim pelo show de roubalheira de nossos políticos.

Desde o anúncio de outubro de 2007, estamos com medo de que a Copa se torne um pretexto para a prática do maior esporte nacional, a corrupção. Até 2014 deveremos construir hospitais, aeroportos, rodovias e estádios que, nunca em 500 anos, vimos em solo tupiniquim. Essa vontade repentina de revolucionar o país nos remete à certeza de que muito dinheiro será investido e também escoado pelo ralo podre e gigante das contas suíças, assim como no Pan do Rio que bateu recorde de desvio de verbas. O pior é que a herança disso tudo será um comprometimento financeiro maior que a construção de Brasília. A usurpação indevida levará à necessidade de empréstimos internacionais que aumentarão uma dívida externa impagável.

Essa ladroagem tem como ícone o maior expoente dos escândalos esportivos e que por coincidência também é aquele que mais torceu para que fôssemos sede do evento: Ricardo Teixeira. Nepotista de carteirinha, sempre usou seu cargo para favorecimento pessoal. Usando os recursos da CBF, onde é reeleito presidente há intermináveis quatro mandatos, patrocinou idas de magistrados à Copa na França, importou chopeiras dos Estados Unidos e lesou jogadores em contratos maliciosos com a marca de tênis Nike. No campo da política eleitoreira, entrou de cabeça no Congresso Nacional bancando candidaturas de dirigentes de clubes de futebol a fim de constituir uma bancada alinhada com seus interesses. Esse esquema foi batizado de “bancada da bola” o que assegurou sua permanência por dezoito anos na presidência. Como dizer que a participação ativa de Teixeira e de seus comparsas não acarretará a busca por dinheiro fácil e sujo?

Certamente a Copa no Brasil será uma vergonha não pelo desempenho da seleção, mas sim pela impossibilidade de controlarmos o quanto de dinheiro será usado para alimentar a sede de corrupção de nossos políticos, que é insaciável, e que comprometerá, ao contrário do que pensam, ainda mais a imagem do país lá fora.

Deixe um comentário