Epifabiconia

Os melhores textos da Fabico estão aqui!

Henrique Casagranda (crônica)

Posted by epifabiconia em junho 18, 2008

ANALÓGICO OU DIGITAL?

Tenho um sério problema com relógios analógicos: não consigo entendê-los. Por diversas vezes, quando me perguntam se tenho horas, paro um instante, frente-a-frente com aquele ser esquisito, e tento desesperadamente interpretá-lo. Talvez não seja uma tarefa muito difícil, mas o fato é que não sou tão habilidoso com os ponteiros. É necessário identificar primeiro qual representa as horas, qual representa os minutos e qual representa os segundos. Depois, preciso me concentrar em medir a distância entre os ponteiros e os números que estão mais próximos para informar a hora certa e não adiantar ou talvez atrasar o sujeito. Aí é só cruzar os dados e pronto, já sei que horas são. Mas nem sempre os números estão escritos, o que pode dificultar ainda mais essa árdua tarefa.

As pessoas normalmente ficam impacientes com a minha demora em responder. Hoje em dia, tempo é dinheiro e ninguém quer desperdiçar o seu. Por isso, prefiro relógios digitais. Com eles, em questão de segundos, já sei informar com precisão o horário correto. O relógio do computador é o melhor exemplo de praticidade em relógios digitais. É fantástico, ele se ajusta automaticamente ao horário de verão!

Acredito que essa seja a finalidade da tecnologia no mundo moderno: facilitar a nós, usuários, a execução de tarefas corriqueiras no dia-a-dia. Dessa forma, sobra mais tempo para nos dedicarmos a outros fins. Difícil mesmo é decidir o que fazer com o tempo que nos sobra. Entretanto, na minha situação, os relógios analógicos acabam causando o contrário. Mas analisando melhor essa situação constrangedora com o relógio de ponteiros, percebo que, na realidade, analógico sou eu, que ainda não descobri uma forma mais rápida de decifrá-lo.

Deixe um comentário