Epifabiconia

Os melhores textos da Fabico estão aqui!

Jéssica Melo (crônica)

Posted by epifabiconia em junho 27, 2008

A relação inversamente proporcional entre a esclerose e o bom gosto.

(ou “vovó e o aquecimento global”)

Depois de certa idade, as pessoas perdem seu bom gosto – às vezes, até o seu bom senso. Pra minha vó, por exemplo, não adianta falar “Rosa pink e laranja piscante não combinam”. Lá vem ela, toda sorridente, com um cachecol de tricô feito com uma lã estranha, cheio de fiapinhos prateados que brilham, umas bolotinhas, que, segundo ela, são da própria lã. E aquelas cores que, definitivamente, não condizem. “Mas, na época da tua mãe, essa era a moda”. Claro, há mais de 30 anos. E todos os invernos são a mesma coisa. “Tu não estás usando o meu presente. Não gostaste? Eu fiz com tanto amor”.

***

            A melhor invenção do século XXI certamente é o aquecimento global. O que seria de nós se tivéssemos de encarar aquele frio intenso de épocas anteriores? Minha quota de frio para este ano já estourou na semana passada, com aquela queda de temperatura que ocasionou até a primeira neve do ano no estado. Seis graus em Porto Alegre já é demais. E sem o aquecimento global, quanto seria? Zero graus? Cru-zes. Obrigado Estados Unidos por poluir a Terra. Obrigado indústrias. Obrigado madeireiros. Obrigado a todos aqueles que contribuem pela alta de nossas temperaturas. Juntemos-nos todos a uma campanha em comum “Emita gás carbônico. Transforme o seu planeta em um grande Caribe”. Pelo menos nunca mais terei de usar aquele cachecol breguíssimo da minha vó.

 

Deixe um comentário